Cidades

Operação fiscaliza 9 carvoarias ilegais e interdita atividades

A Operação Atalaia, deflagrada por equipes da Superintendência de Licenciamento e Qualidade Ambiental da Secretaria das Cidades e Meio Ambiente (Secima), foi criada para combater o desmatamento ilegal, infrações contra o sistema oficial de controle de produtos florestais – Sistema DOF e demais atividades utilizadoras de recursos naturais que funcionam de forma clandestina nos municípios próximos a região do Parque Nacional Chapada dos Veadeiros.

Nove carvoarias ilegais em Niquelândia foram fiscalizadas na Operação Atalaia, realizada por equipes da Superintendência de Licenciamento e Qualidade Ambiental da Secretaria das Cidades e Meio Ambiente (Secima).

A operação foi criada para combater o desmatamento ilegal, infrações contra o sistema oficial de controle de produtos florestais – Sistema DOF e demais atividades utilizadoras de recursos naturais que funcionam de forma clandestina nos municípios da região Norte, próximos a região do Parque Nacional Chapada dos Veadeiros.

Foi constatado que duas carvoarias estão funcionando de forma irregular perante o Sistema DOF. Foram lavrados Autos de Infração no total de R$ 600 mil, embargo e interdição das atividades e apreensão de veículos utilizados nas infrações.

A ação foi realizada entre os dias 29 de maio a 03 junho. “As ações de fiscalização relacionadas a fraudes no Sistema DOF e atividades ilegais que dependem de controle via sistema, serão intensificadas e já estão previstas para serem realizadas neste ano em conjunto com outros órgãos do estado e da federação”, esclarece Heber Fonseca, gestor estadual do Sistema de Controle de Produtos Florestais (DOF) e Analista Ambiental da Secima, Heber da Fonseca. A Operação Atalaia foi realizada em conjunto com o IBAMA.

Anderson Alcantara

Jornalista e Escritor

Deixe um comentário

× Fale Conosco