BOA NOTÍCIA
10 de junho de 2017

200 novos agentes reforçam sistema prisional em Goiás

A Superintendência Executiva de Administração Penitenciária (Seap) realizou na manhã de sexta-feira (9). a cerimônia de encerramento do 1º Curso de Aperfeiçoamento Técnico-Profissional de Agenda de Segurança Prisional (ASP 2017).

A solenidade aconteceu no auditório da Academia de Polícia Militar, no Setor Leste Universitário, em Goiânia. São 200 novos agentes que passam a atuar na segurança das unidades prisionais em todo o Estado.

Os formandos fazem parte dos 425 aprovados em concurso público que foram nomeados, em abril pela Secretaria Estadual de Gestão e Planejamento (Segplan). O início das aulas da segunda turma do curso de aperfeiçoamento está previsto para iniciar até o final do mês de junho, com previsão de formação de mais 120 agentes de segurança penitenciária.

O efetivo maior “reforça a política adotada pela Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária no sentido de atingir o objetivo de um sistema prisional mais seguro e humanizado, tanto para os servidores quanto para os detentos”, disse o superintendente executivo de Administração Penitenciária, coronel Victor Dragalzew.

Durante a solenidade, foram entregues diplomas de honra ao mérito, e pelos relevantes serviços prestados, aos agentes penitenciários, policiais do Grupo de Operações Especiais (Gope) e aos professores do curso. O superintendente de Segurança Penitenciária, tenente-coronel Giovane Rosa da Silva, recebeu uma homenagem da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) em reconhecimento aos serviços prestados ao sistema prisional.

“Ofereço este diploma àqueles que agora fazem parte de nova classe dentro da segurança pública”, disse o tenente-coronel. “Acredito que os novos agentes penitenciários saberão cumprir o que exige atualmente a sociedade, que é fazer valer os direitos humanos dentro do sistema prisional”, afirmou.

Participaram da cerimônia o superintendente executivo de Administração Penitenciária, coronel Victor Dragalzew, o superintendente da Academia Estadual de Segurança Pública, Julio Alejandro Quezada Jelvez – que na ocasião representou o secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Ricardo Balestreri.

Participaram, ainda, o superintendente de Segurança Penitenciária, tenente-coronel Giovane Rosa, o superintendente de Reintegração Social e Cidadania, Sidnei Costa e Souza, a Juíza da Vara de Execuções Penais de Goiânia, Telma Aparecida Alves, a representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Márcia Póvoa, o representante da Polícia Militar, tenente-coronel Sandro Mauro, o diretor do Instituto de Criminalística da Polícia Civil, Antônio Maciel, o presidente da Associação dos Agentes Prisionais, Jorimar Bastos, entre outras autoridades.