SALVANDO VIDAS
19 de setembro de 2017

Bebê de três meses se torna doador de órgãos mais novo da história de Goiás

Na sexta-feira (15), um bebê de apenas três meses de idade tornou-se o doador de órgãos mais jovem do Estado de Goiás em captação realizada no Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol). A família do pequeno paciente consentiu com a doação após a criança ser vítima de um traumatismo cranioencefálico (TCE) que, apesar de todos os esforços da equipe multidisciplinar do hospital, foi fatal.

Desde esse dia até segunda-feira (18), foram realizadas quatro captações de órgãos, uma por dia, sendo a de um homem de 54 anos, também vítima de TCE, e os outros devido a acidente vascular cerebral hemorrágico, um jovem de 16 anos e uma mulher de 50 anos de idade. O ato de solidariedade dessas famílias auxiliou pessoas que estavam na fila do transplante em Goiás, Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal, através da doação de rins, coração e fígado.

A coordenadora de captação de órgãos e tecidos da Central de Transplantes de Goiás, Katiuscia Freitas, parabenizou a equipe do Hugol pelo empenho e excelência no atendimento aos pacientes e aos familiares. “Vocês estão fazendo a diferença para aquelas pessoas que estão na espera por uma nova vida na fila de transplantes”, relata a enfermeira.

Um dos fatores preponderantes para a alta taxa de consentimento familiar para a doação de órgãos no Hugol refere-se a um empenho dos profissionais da unidade no acolhimento e orientação dos usuários (pacientes, acompanhantes e visitantes). “Mesmo com equipamentos modernos, estrutura de grande porte e profissionais capacitados, alguns pacientes não conseguem se recuperar e fatalmente vão a óbito. É nessa hora que surge a segunda chance de salvar vidas: com a autorização das famílias dos pacientes desses casos irreversíveis, é possível captar órgãos e tecidos e transplantá-los em outras pessoas que esperam ansiosas por mais uma oportunidade de viver”, explica o Diretor Geral do Hugol, Dr. Hélio Ponciano Trevenzol.

Setembro verde

Em alusão ao mês de conscientização para a importância da doação de órgãos e tecidos, o Hugol iluminou sua fachada na cor do “Setembro Verde” e programou atividades, através da sua Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, para realização durante o mês, com o apoio da Central de Transplantes do Estado de Goiás.