Cidades

Presidente da Associação Médica, José Machado ressalta o trabalho heroico dos profissionais da saúde durante a pandemia

O presidente da Associação Médica de Goianésia, José Machado disse, em entrevista ao Portal Goiás Total, que os profissionais da saúde estão realizando um trabalho extraordinário de cooperação diante da luta contra a covid-19. Não só os médicos como todos os outros profissionais, juntos.

Ele faz questão de ressaltar que a pandemia tem exigido que médicos e outros profissionais de saúde tenham uma união e colaboração mútua em pé de igualdade. “Além de pneumologistas, epidemiologistas, imunologistas, hematologistas, cardiologistas, gastrologistas e médicos intensivistas (inclusive outros especialistas médicos), estão em cena enfermeiras, auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos, todos comprometidos com a manutenção da vida dos pacientes”, observa o médico, especialista em ortopedia.

Além dos esforços de cooperação, José Machado faz questão de ressaltar a pressão intensa a que estão submetidos os profissionais. “Neste momento complicado, de muitas incertezas, medo do desconhecido, esses profissionais são os principais personagens desta história, que será uma história de vitória e superação”, completa.

HOMENAGEM AOS PROFISSIONAIS DE OUTRAS ÁREAS

“Aproveito o momento para homenagear cada um desses profissionais, como, por exemplo, os profissionais da enfermagem, considerados a alma dos hospitais”, reverencia José Machado. “Todos os enfermeiros e os auxiliares que acompanham o dia a dia, as evoluções e involuções de cada paciente”.

Ele faz questão também de celebrar o trabalho dos psicólogos. “São fundamentais no tratamento da ansiedade, do medo e da insegurança dos que infelizmente estão em condições de vulnerabilidade e isolados do convívio social. Cuidando também dos familiares, assim como todos os assistentes sociais, prontos e enérgicos à fornecerem suporte e informações aos familiares impedidos de se aproximarem em virtude do risco de infecção”, afirma.

Machado não se esquece dos fisioterapeutas respiratórios. “São elementares em procedimentos como o processo de transição da ventilação artificial para a espontânea. Enfim devemos agradecer e homenagear todos os profissionais envolvidos e dedicados ao cuidado com o próximo neste momento tão complicado na história da humanidade”, complementa.

José Machado afirma que a pandemia tem sido uma oportunidade para que todos possam olhar com carinho o trabalho de apoio de todas as pessoas que trabalham dentro de um hospital. “Pessoal do laboratório, da recepção, da limpeza, do administrativo, da copa, os auxiliares, sem eles seria impossível para o médico realizar seu trabalho. Isso mostra que cada um tem sua função e todas são necessárias”, disse.

“A todos vocês que possuem como arma o conhecimento, a dedicação e o carinho, que une teoria e prática para orientar e apoiar e capacitar os seus colegas, sempre transmitindo carinho, amor e cuidado aos colegas e pacientes, saiba que estaremos sempre com vocês”, finaliza o médico.

Anderson Alcantara

Jornalista e Escritor

× Fale Conosco