63 ANOS DE BARRO ALTO. 10 ANOS DE ANGLO AMERICAN NO MUNICÍPIO
5 de novembro de 2021

Anglo American promove exposição arqueológica em comemoração ao aniversário de Barro Alto

Em comemoração ao 63º aniversário de Barro Alto, será realizada, entre os dias 8 e 12 de novembro, a exposição “Processo de Ocupação e os Sítios Arqueológicos na Região de Barro Alto”. Promovida pela mineradora Anglo American, a mostra, que vai ficar aberta a todos os públicos no Salão de Festa Regiane Fernandes (localizado na Rua Dom Bosco), tem como objetivo possibilitar à comunidade uma compreensão sobre processo histórico na qual o município está inserido, bem como a ocupação do espaço, as práticas do passado e as suas influências com o presente.

A exposição irá trazer uma contextualização da ocupação humana, desde o período pré-colonial, com artefatos encontrados em estudos arqueológicos na região. “Para nós, da Anglo American, fazer parte das comunidades onde atuamos é mais do que estarmos inseridos territorialmente. Esta ação, que está sendo desenvolvida por meio do nosso Programa de Educação Patrimonial, reforça o compromisso que a gente tem em vivenciar, orgulhosamente, as histórias e os costumes das regiões que nos acolhem, atuando como agentes de transformação na preservação, ressignificação e popularização do patrimônio natural, histórico e cultural”, ressalta Lorena Lopes, engenheira de Meio Ambiente da Anglo American.

A mostra vai ficar aberta nos seguintes horários:

· Dia 08/11 – de 10h às 12h; e de 13h30 às 17h.

· Dia 09/11 – de 08h às 12h; e de 13h30 às 17h.

· Dia 10/11 – de 13h30 às 20h.

· Dia 11/11 – de 08h às 12h; e de 13h30 às 17h.

· Dia 12/11 – de 08h às 12h; e de 13h30 às 17h.

Exposição dos estudantes

Dentro do espaço, estudantes também irão expor fotos antigas da cidade e contar histórias das escolas da região, com foco nos personagens que nomeiam cada instituição. Irão participar:

· Escola Municipal Dona Maria Divina da Silva

· Colégio Estadual Guaraciaba Augusta da Silva

· Escola Municipal Rodrigo Aparecido de Jesus

· Escola Municipal Olavo Bilac

· Escola Municipal João Policarpo da Costa

· Escola Municipal Dona Quininha

· Escola Municipal Professora Maria Siqueira Pinto

Anglo American em Barro Alto

A Anglo American se orgulha de fazer parte da história de Barro Alto. Este ano, a empresa vai comemorar 10 anos de operação no município, onde produz ferro-níquel desde 6 de dezembro de 2011. Durante a sua implantação, a Anglo American investiu um total de U$ 1,9 bilhão no projeto. A planta industrial de Barro Alto, que atualmente conta com cerca de 900 profissionais diretos e mais de 2.300 empregados indiretos, contribui positivamente para os resultados da mineradora. Hoje, a Unidade de Negócio Níquel, que também inclui uma planta em Niquelândia, tem capacidade de produção na ordem de 44 mil toneladas de ferro-níquel por ano.

Desde o início do projeto em Barro Alto, em 2006, os principais investimentos da Anglo American foram na infraestrutura básica do município, como apoio a escolas e unidades de saúde, programas de treinamento para professores e cursos profissionalizantes, e também parcerias com ONGs. Entre os projetos fomentados estão a melhoria da produção de produtos regionais, como leite e mel, as ações de conscientização sobre o patrimônio cultural da região, as iniciativas educacionais sobre biodiversidade, a inclusão de jovens, adultos e idosos pela música e pelo esporte, além da promoção da saúde sexual e reprodutiva. Com o início da pandemia, em março de 2020, a empresa também realizou diversas doações de itens hospitalares e cestas básicas ao município, como medida de apoio no enfrentamento à COVID-19 e seus efeitos.