DR. SIRLEI MADEIRA - CMA
3 de abril de 2018

Por que a infecção urinária afeta mais as mulheres?

Para responder esse questionamento, o Portal Goiás Total foi atrás de um especialista: o médico urologista Dr. Sirlei Madeira, que atende em Goianésia no Centro de Medicina Avançado (CMA).

De acordo com o profissional, a infecção urinária afeta mais as mulheres por que a anatomia feminina proporciona uma maior proximidade da uretra em relação ao ânus e à vagina.

“A infecção urinária é um problema grave que causa dor e ardência ao urinar. É causada, normalmente, por bactérias que invadem o trato urinário”, explica o médico.

As infecções urinárias são causadas pela presença de micro-organismos nas vias urinárias. Inicialmente, esses organismos podem colonizar a uretra e subir em direção à bexiga e rins. Quando ocorre a colonização da bexiga, a infecção é denominada de cistite; quando atinge o rim, é chamada de pielonefrite.

Os principais causadores de infecção urinária são as bactérias, em especial as enterobactérias, tais como a Escherichia coli. Estima-se que essa bactéria seja responsável por mais de 85% das infecções urinárias que atingem as pessoas.

Dr. Sirlei explica ainda que a infecção urinária pode ser sintomática ou assintomática. Entre as principais manifestações clínicas que um paciente pode apresentar, estão a urgência miccional, dor ao urinar, maior eliminação de urina durante a noite (nictúria), micção muito frequente e dor lombar. É possível observar ainda febre, urina turva e, algumas vezes, avermelhada em razão da presença de sangue.

Por que a infecção urinária afeta mais as mulheres?

Dr. Sirlei relata que a infecção urinária acomete mais as mulheres em virtude, principalmente, da anatomia feminina. Na mulher, o ânus e a vagina estão muito próximos da entrada da uretra, o que favorece a migração de bactérias. Em razão dessa proximidade, é essencial a higiene desses locais. Além disso, a uretra feminina é muito pequena, o que favorece a ascensão das bactérias.

“Vale destacar que, além da condição anatômica, outros fatores aumentam os riscos de infecção urinária em mulheres. De acordo com a Sociedade Brasileira de Infectologia e a Sociedade Brasileira de Urologia, outros elementos que contribuem para esse quadro são o uso de geleias espermicidas, ato sexual, gestação, diabetes (apenas em mulheres), obesidade e higiene deficiente”, completa.

Atenção: Ao sentir dor e ardência ao urinar ou perceber alterações na cor da urina, procure imediatamente um médico.

Dúvidas: procure o Dr. Sirlei Madeira – Toda terça-feira à tarde e toda quinta-feira pela manhã no Centro de Medicina Avançado (CMA) – Rua 33, nº 430, Centro. Ou agende sua consulta pelo (62) 3353-1644