Cultura

Festa do Divino Pai Eterno de Lagolândia é realizada com grande sucesso

A tradicional Festa do Divino Pai Eterno, a famosa Festa do Doce, realizada no povoado de Lagolândia (município de Pirenópolis) foi sucesso total este ano. O evento, que foi realizado de 5 a 15 de julho, teve como imperador o empresário Dilson Nestor de Oliveira, de Goianésia.

Ao lado da esposa, a também empresária Janaína Barbosa, de toda a sua família, do Rei Jhovency Linhares, da rainha Roseli de Souza Moreira e de toda a comunidade católica dos municípios de Pirenópolis, Vila Propício e Goianésia, o imperador Dilson Nestor conseguiu liderar um evento que vai ficar na história, pela organização, participação popular e alegria.

FESTA DO DOCE

A festa, também conhecida como Festa do Doce de Lagolândia é um evento religioso em homenagem ao Divino Pai Eterno, São Benedito e Nossa Senhora do Rosário.

A festa tem início com a novena na Igreja Imaculada Conceição, onde acontece durante 9 dias as missas e em seguida os fiéis vão para a barraca da família, que conta com leilões, apresentação musical, comidas variadas, fogueiras entre outras atrações.

O maior momento da Festa foi o banquete com doces caseiros produzidos pelos moradores do povoado e servidos nos dois últimos dias do evento.

De acordo com Dilson, foram servidos mais de 8 mil quilos de doces à comunidade. Só no domingo (15) mais de 5 mil pessoas participaram do evento. O banquete de doce é servido a todos os presentes logo após o almoço no sábado (14) e domingo (15). Muitas pessoas levam vasilhames para levar para casa as delícias produzidas pelos moradores do povoado.

AJUDAS ESPECIAIS

Para produzir todas essas delícias é preciso a união de todos. A Jalles Machado, através de seu presidente Otavinho, fez a doação de 1 tonelada de açúcar para a festa. A Frio Fort Seara fez doação de mais de meia tonelada de produtos para ajudar na alimentação dos visitantes da festa.

Também contribuíram para o evento os prefeitos Cirlei Araújo (Vila Propício) e João do Léo (Pirenópolis). O presidente da Câmara Municipal de Goianésia, Temal Carrilho também ajudou na festa, de forma pessoal.

Dilson cita também o empenho e a participação da comunidade católica do Setor Pedro Ludovico, de Goiânia, que foi presença importante na festa, inclusive com três padres. “Faço uma menção especial também aos guerreiros Pedro e Martin, que me escolheram como imperador, serei eternamente grato a vocês”.

“Quando fui escolhido imperador não tinha noção nenhuma de como proceder. Meu tio Esmeraldino me disse para não me preocupar, que o Divino Pai Eterno iria me abençoar”, conta Dilson. “Aí entendi que não somos nós que realizamos a festa, somos apenas usados por Deus para isso”.

Vale ressaltar que a família do imperador Dilson abraçou totalmente a causa, chegando, inclusive a ficar 25 dias em Lagolândia, ajudando a organizar os preparativos e a produção dos doces. “Minha família foi fundamental para que a festa fosse o sucesso que foi”, finaliza Dilson.

Anderson Alcantara

Jornalista e Escritor

Deixe um comentário

× Fale Conosco