Esporte

Centenas de alunos disputam fase regional dos Jogos Estudantis em Uruaçu

Teve início em Uruaçu, no Norte do Estado, o 2º polo de competições da fase regional dos Jogos Estudantis de Goiás. Durante três dias o município recebe estudantes-atletas de quatros regiões do Estado, em disputa classificatória para a grande final da competição que será em agosto na cidade de Anápolis.

A abertura oficial do evento foi na noite de quinta-feira (1), na feira coberta Cepalur, com a presença de superintendentes da Seduce, subsecretários regionais e várias autoridades locais. Cerca de duas mil pessoas prestigiaram a festa de abertura, que contou com desfile das equipes, apresentação da fanfarra do Colégio Polivalente de Uruaçu e de um grupo de dança que reproduziu a celebração dos Jogos Olímpicos na antiguidade. A representação, que chamou a atenção do público pela presença de elementos mitológicos e beleza das roupas típicas, foi coordenada pelas professoras Simone Portela e Márcia Lemes.

Os Jogos Estudantis de Goiás são organizados pela Superintendência de Desporto Educacional da Seduce com o objetivo de fomentar o interesse dos estudantes pelas práticas esportivas dentro das escolas, incentivando também o surgimento de novos talentos nessa área, além de promover o intercâmbio sociocultural e desportivo entre os participantes e contribuir para o desenvolvimento integral do aluno/atleta. A competição envolve mais de 20 mil estudantes dos 246 municípios goianos.

Jogos
Nesta segunda parte da competição, os campeões da fase intermunicipal das 40 Subsecretarias Regionais foram subdivididos em três polos de competição, sendo o primeiro em Goianésia (já disputado), Uruaçu (de 1º a 4/6) e Jataí (entre os dias 22 a 25/6), buscando uma vaga na finalíssima (fase III), onde serão conhecidos os atletas e equipes campeãs do Estado.

Cada polo recebe competidores e delegações esportivas dos municípios circunvizinhos para a realização da etapa. A fase III representa a finalíssima e seleciona os representantes de Goiás para os Jogos Escolares da Juventude 2017, que este ano serão realizados de setembro a novembro em Brasília e Curitiba.

Os Jogos Estudantis envolvem alunos das redes pública e privada e são compostos por modalidades esportivas individuais como Atletismo, Badminton, Ciclismo, Judô, Luta Olímpica, Natação, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia e Xadrez e coletivas, que incluem Basquete, Futsal, Handebol e Vôlei. As disputas envolvem categorias feminino e masculino distribuídos por faixa etária, sendo Infantil de 12 a 14 anos e Juvenil (15 a 17 anos).

Anderson Alcantara

Jornalista e Escritor

Deixe um comentário

× Fale Conosco