Notícias

Câmara sedia com sucesso I Fórum sobre saúde e educação da população negra do Vale do São Patrício

O plenário Aleixo Luiz Vinhal, da Câmara Municipal de Goianésia, foi palco na quarta-feira (23) do I Fórum sobre Saúde e Educação da População Negra do Vale do São Patrício. Com o tema: “Sobreposição das vulnerabilidades durante a pandemia do covid-19”, o evento teve como palestrantes diversos representantes da luta por igualdade em Goiás.

O grande objetivo do evento foi fomentar políticas públicas e o acesso a espaços de protagonismo da população negra no município de Goianésia. O fórum foi realizado pelo Coletivo Carolina Maria de Jesus e teve como parceiros principais a Câmara Municipal, a Faculdade Evangélica de Goianésia e o Instituto Ubuntu, de Ceres.

O evento foi dividido em dois momentos: na parte da manhã, com evento virtual, transmitido pela TV Câmara e pelas redes sociais e à tarde, com plenária presencial.

Temas como: “avanços e desafios da saúde mental da população negra do Vale do São Patrício”, “políticas públicas da saúde da população negra”, “qual é a cor da morte durante a pandemia da covid-19? e “educação antirracista: a proposta de um currículo decolonial”, entre outros foram debatidos pelos participantes.

Entre as autoridades que prestigiaram o evento estão: o vice-prefeito João Pedro Almeida, a secretária de Promoção Social Igara de Castro, o presidente da Câmara Fábio da Enigma, a vereadora Salete Carrilho, o secretário de Cultura Willian Teófilo e o diretor da Faculdade Evangélica de Goianésia José Mateus dos Santos.

O presidente da Câmara, Fábio da Enigma, inclusive, foi um dos palestrantes do evento. Ele falou sobre “Qual é a cor da morte durante a pandemia da covid-19?”. Ele apontou dados que mostram a desigualdade entre brancos e negros na sociedade. “Temos metade da população se declarando negra ou parda e dos cargos gerenciais apenas 30% são ocupados por negros. E 70% da população carcerária no Brasil é composta por negros. Infelizmente, isso é tido como comum, como normal. Mas a Constituição diz que todos deveriam ser iguais perante a lei”, questionou Fábio.

Um dos palestrantes, Domingos Barbosa, elogiou a cidade pela iniciativa de realizar o evento. “O poder público, aqui representado pela Câmara, pelo vice-prefeito, está de parabéns. É fundamental a participação das autoridades, para a formulação de políticas públicas”, disse.

Anderson Alcantara

Jornalista e Escritor

× Fale Conosco