BASTIDORES POLÍTICOS
17 de junho de 2021

Ronaldo Caiado tem sido um bom governador ou uma decepção?

Daqui a pouco mais de um ano, os goianos voltarão às urnas com uma missão: dar mais quatro anos para o governador Ronaldo Caiado continuar seu trabalho ou trocá-lo por outro. A troca – caso ocorra – pode ser um novo, como Daniel Vilela ou Gustavo Mendanha ou um “velho” como Marconi Perillo.

Após 16 anos de supremacia do MDB (na época PMDB de Iris Rezende) e 20 do PSDB (leia-se Marconi), Caiado chegou ao poder, prometendo mudar Goiás da água para o vinho. Faltando, um ano e meio para o fim da sua tarefa, seu governo pode ser avaliado como melhor ou pior que os anteriores?

Na saúde, Ronaldo Caiado prometeu criar 17 policlínicas em Goiás. Em dois anos e meio colocou apenas 2 em funcionamento, de Posse e de Goianésia. As duas já estavam com suas estruturas físicas prontas, faltando apenas equipar e contratar os profissionais. Faltam outras 15 para o cumprimento integral da promessa.

Na educação, entre outras coisas, Caiado se comprometeu a transformar 50% das escolas em escolas de tempo integral. Ainda tem 1 ano e meio para resgatar o compromisso.

Após dois anos de poucas obras, poucas novidades, Caiado iniciou 2021 com boas expectativas. Anunciou que vai investir R$ 1 bilhão em obras de pavimentação, recuperação da malha viária, construção de pontes, entre outras ações nas estradas e nos municípios até o final do ano. Não é ainda uma obra concluída, é mais uma obra anunciada e que pode ou não deslanchar. É esperar para ver.

Caiado alegou ter encontrado um estado quebrado e, neste meio tempo, veio a pandemia. O grau de dificuldades aumentou consideravelmente. Avanços em algumas áreas, dificuldades em outras.

Há duas réguas para se medir o governo Caiado. 1) A comparação com o antecessor, Marconi Perillo. 2) olhar o cumprimento ou não de seu plano de governo.

Quem é o juiz desta causa é o povo goiano, que decidirá em 2022 se ele foi aprovado ou reprovado. Por enquanto, como você avalia o governo?