Política

Cairo Salim defende aprovação de projeto que propõe desobrigar uso de máscaras em espaços públicos

Ao discursar durante o Pequeno Expediente da sessão ordinária híbrida de terça-feira (30), do Parlamento goiano, o deputado Cairo Salim (Pros) anunciou ter apresentado projeto para deliberação da Casa de Leis em que propõe a desobrigação do uso de máscaras em espaços públicos em todo o estado de Goiás.

Da tribuna, Salim argumentou que o dispositivo, recomendado por autoridades de saúde como um dos recursos para evitar o espalhamento do novo coronavírus, não seja, segundo ele, mais necessário em locais abertos. “A sociedade não aguenta mais. Precisamos libertar as pessoas das máscaras. Se quiser utilizar, utilize, mas não obrigar”, disse o deputado.

O parlamentar reiterou, em seu pronunciamento, no entanto, que as máscaras são importantes. Porém, afirmou acreditar que o avanço da vacinação contra a covid-19 já tenha criado condições sanitárias para a desobrigação do uso de máscaras em ambientes abertos. “O povo já não está aguentando isso aqui mais”, concluiu Cairo Salim, apontando para a máscara que utilizava.

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), do total da população vacinável, 74% recebeu a 1ª dose e 57% completou a imunização com a 2ª dose ou dose única. Médicos infectologistas sugerem que a flexibilização de medidas sanitárias, como o uso de máscaras, deva ocorrer quando houver índice de imunização acima de 80% da população.

Anderson Alcantara

Jornalista e Escritor

× Fale Conosco