BASTIDORES DA POLÍTICA
5 de agosto de 2022

Jalles Fontoura é anunciado como suplente de Marconi Perillo na disputa ao Senado

O ex-governador Marconi Perillo recuou do projeto de concorrer ao Governo do Estado e anunciou na manhã de sexta-feira (5), em Goiânia, durante convenção da Federação PSDB/Cidadania, que é candidato ao Senado Federal. Chegou-se a especular que Marconi sairia a deputado federal.

Outra novidade é que o ex-prefeito de Goianésia, Jalles Fontoura, foi confirmado como 1º suplente de Marconi. Constitucionalmente, o mandato de senador é de 8 anos e o candidato escolhe dois suplentes. Caso Marconi seja eleito e, durante o período de 8 anos, precisar de ausentar, for eleito para outro cargo, assumir alguma secretaria ou ministério, for cassado ou qualquer outro tipo de afastamento, o primeiro suplente assume a vaga.

Goianésia nunca teve em sua história um senador da República. Já teve governador, no caso, o pai de Jalles, Otávio Lage, ainda na década de 60 do século passado. Na condição de presidente da Assembleia Legislativa, Helio de Sousa chegou a ocupar o cargo de governador, de forma interina, durante alguns dias no início de 2015.

Jalles Fontoura tem 72 anos e uma rica biografia política, tendo sido prefeito de Goianésia por duas ocasiões (1977-82 e 2013 a 2016); deputado estadual por duas vezes (1983 a 1986 e 1999 a 2002); deputado federal Constituinte (1987-1990). Ocupou ainda os cargos de secretário estadual da Fazenda e presidente da Saneago.