Cidades

Barro Alto corre o risco de perder seu cartório eleitoral

Judiciário, Executivo, Legislativo, Ministério Público, sociedade organizada: todos juntos pelo Cartório Eleitoral de Barro Alto

“Precisamos de todas as forças políticas possíveis nessa luta para manter nosso cartório eleitoral”, conclamou na manhã de terça-feira (30), o juiz Pedro Paulo de Oliveira, titular da comarca de Barro Alto, durante audiência pública realizada no auditório do Fórum da cidade.

O evento, que contou com a presença do deputado estadual Helio de Sousa (PSDB), do prefeito Luciano Lucena (PSDB), do presidente da Câmara Municipal, Elismar Barbosa (PPS) – de demais vereadores -, teve o objetivo de alertar para a possibilidade da 142ª Zona Eleitoral – com sede em Barro Alto – ser extinta.

A proposta de rezoneamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), atingiria Barro Alto, que teria que ser realocado em Goianésia, distante 50 km. Para o município se enquadrar nas novas regras de rezoneamento teria que possuir pelo menos 25 mil eleitores, ou seja, 8 habitantes por quilômetro quadrado.

As autoridades e lideranças de Barro Alto se manifestaram contra a medida e prometeram buscar reforço de seus representantes em Goiânia e em Brasília. “Vou na quarta-feira (31) a Brasília, com o deputado federal Célio Silveira (PSDB), vamos atrás também do senador Wilder Morais (PP), que prometeu conversar com o presidente do TER, ministro Gilmar Mendes”, garante. “É um desastre para Barro Alto se isso acontecer”.

Representante de Barro Alto na Assembleia Legislativa, o deputado Helio de Sousa também se prontificou a entrar na luta. “Já vou propor hoje na Assembleia esse debate, para mobilizar os outros deputados. Precisamos somar forças para a cidade não ser prejudicada”, disse.

 Luta antiga

 Em 2015, Barro Alto comemorou vitória no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que aprovou a Resolução n.º 244/2015, que trata da adequação das unidades de primeira instância da Justiça Eleitoral em Goiás ao disposto no artigo 9.º da Resolução TSE n.º 23.422/2014.

Na época, Barro Alto e outras 25 cidades com menos de 10 mil eleitores conseguiram manter seus cartórios eleitorais. Terá, no entanto, cinco anos para atingir o número de 10 mil eleitores.

Com menos de 8 mil eleitores, Barro Alto está conseguindo anexar os eleitores de Santa Rita do Novo Destino à 142ª Zona Eleitoral, aumentando o número de eleitores. Atenderia à recomendação do TRE, mas esbarraria na nova resolução do TSE. Outras 46 zonas eleitorais no Estado estão correndo o mesmo risco.

 

Anderson Alcantara

Jornalista e Escritor

Deixe um comentário

× Fale Conosco