19 de junho de 2023

Primeiro lote do programa Juntos Pelo Araguaia tem etapa de plantio concluída

O programa Juntos Pelo Araguaia concluiu a etapa de plantio de 102 hectares de árvores do Cerrado no município de Piranhas em Goiás, o que equivale a, aproximadamente, 100 campos de futebol. O objetivo é promover a recomposição de áreas florestais para preservação de nascentes e conservação do solo e da água na bacia do rio. A atividade fez parte do lote 1 do programa, que conta com investimentos da Anglo American, coordenação do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad-GO), e execução do Instituto Espinhaço.

Neste lote, 16 propriedades rurais foram envolvidas e, agora, contarão com atividades de monitoramento, visando a manutenção das ações realizadas. Também foram levantados cercamentos das áreas onde ocorreram as intervenções, para evitar degradações.

“A recuperação dessas áreas, com o plantio de árvores nativas do Cerrado, tem o intuito de reforçar a prestação de serviços ecossistêmicos, em busca do aumento da produção e da melhoria na qualidade da água. Com esta parceria de engajamento entre diferentes agentes do território, buscamos também uma maior conscientização ambiental para que mais produtores rurais se sintam motivados a recuperar suas áreas de forma voluntária”, explica Tiago Alves, gerente de Meio Ambiente da Anglo American.

O apoio da Anglo American permanece com investimentos de R$ 22 milhões em um novo lote do programa. A expectativa é contribuir, nesta nova etapa, com a preservação de mais 296 hectares na região de Piranhas.

“Considerado um dos maiores programas de revitalização de bacias hidrográficas do país, o Juntos Pelo Araguaia está integralmente alinhado ao nosso Plano de Mineração Sustentável, que busca, entre vários objetivos, o desenvolvimento de um meio ambiente saudável. Seguiremos apoiando esta iniciativa, que cumpre o nosso propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas”, ressalta o diretor Técnico e Sustentabilidade da Anglo American no Brasil, Cristiano Cobo.