MOVIMENTAÇÕES POLÍTICAS
31 de janeiro de 2020

Emerson da Autovip ou Renato de Castro: quem será o nome do MDB na eleição para prefeito?

Com a filiação do empresário e suplente de deputado estadual Emerson da Autovip ao MDB, uma pergunta passou a ecoar com mais força nos corredores da política de Goianésia: quem será o candidato a prefeito pelo partido, ele ou o atual ocupante do cargo, Renato de Castro?

Renato será naturalmente candidato a reeleição. O que não é certo é se será pelo MDB ou pelo DEM – partido do governador Ronaldo Caiado, do qual é aliado de primeiro time.

O prefeito vive relação fria e até distante com o presidente local do MDB, Giovani Machado. Relação mais fria ainda com o presidente estadual, Daniel Vilela. Há sempre a chance de uma expulsão por infidelidade partidária – Renato apoiou Caiado contra o candidato da própria legenda, Daniel Vilela, em 2018, para Governo. Parte do universo político do MDB local acredita na expulsão do prefeito. Uma parte ainda maior não crê nessa possibilidade.

É bom lembrar que há doze anos na vida pública, Renato já disputou eleições por três partidos diferentes: PTB (2008 e 2012, para vice-prefeito), PT (2014, para deputado estadual) e MDB (2016, para prefeito). Não seria a primeira vez que mudaria de partido.

A chegada de Emerson pode passar a mensagem que o MDB já tem nome para a disputa, mas também que o grupo ligado ao presidente esteja se reforçando e que poderá negociar com mais cacife com Renato. A chance de dobradinha entre os dois não é descartada por nenhum dos lados.

Já Emerson entrou para o time para ser protagonista. Um dos protagonistas. Muitos aventam que seu plano é indicar o candidato a vice de Renato neste ano e cobrar o apoio para eleição de deputado estadual em 2022. Mas ele também não descarta ser já o candidato a prefeito em 2020, caso Renato esteja fora do partido.

São perguntas que começarão a ser respondidas nos próximos meses. Uma coisa é certa: o MDB passa a contar com duas opções para escolher uma para ser o candidato a prefeito. Seu maior rival na cidade, o PSDB, ainda não apresentou nenhum nome para o jogo ainda.