Política

Helio de Sousa participa de evento da campanha SOS Vida, em São Miguel do Araguaia

Por iniciativa do deputado estadual Helio de Sousa (PSDB), a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa realizou audiência pública na quinta-feira (1º), em São Miguel do Araguaia, na Câmara Municipal. Com a presença de quase 200 pessoas, a reunião deu continuidade aos trabalhos da campanha SOS Vida AMARelo.

A campanha SOS Vida AMARelo busca fazer pesquisa e coleta de informações, para desenvolver um banco de dados em Goiás junto aos profissionais da Saúde e Educação social sobre problemas como estresse, depressão e suicídio.

Na ocasião, foi ministrada palestra com a doutora em Educação, master neurocoach e neuropsicopedagoga Kelley Marques, que tratou sobre depressão, ansiedade, estresse e suicídio.

Ela contou que está fazendo um levantamento sobre esses problemas em todo o Estado. “Aproveito para fazer um mapeamento com um viés científico das causas de suicídio em Goiás. No dia três de agosto farei uma apresentação desse levantamento na Assembleia Legislativa”, explicou.

Além de Helio de Sousa, participaram do evento o prefeito da cidade, Nélio Pontes (PSDB); o presidente da Câmara Municipal, vereador Batista Garcia (PP); o secretário de Saúde, Joubert Tolentino Meira; dentre outras autoridades.

De acordo com o gestor da cidade, Nélio Pontes, há um índice grande de suicídios em São Miguel. “Infelizmente o índice de suicídio na cidade é grande. Isso é muito preocupante. Por isso, esse tipo de audiência tem tanta importância, já que esclarece um assunto que ainda é um tabu para a maioria da sociedade”, disse.

Para Helio de Sousa, deputado incentivador da campanha, o que está acontecendo com o assunto suicídio e com a depressão é o mesmo que acontecia com a questão da Aids e do câncer há uns anos atrás.

“Antigamente, as pessoas com câncer tinham vergonha de expor que tinham a doença, assim como um portador do vírus HIV também tinha. Hoje, eles falam e correm atrás de tratamento. Com o suicídio está ocorrendo o mesmo, por isso é tão importante falar a respeito e quebrar esse tabu”, sustentou.

Anderson Alcantara

Jornalista e Escritor

Deixe um comentário

× Fale Conosco